maio 16, 2010

Dia Nacional do Museu!

JOANA VASCONCELOS - CCB



Quase acabadinha de chegar do CCB, era uma exposição que já tinha na ideia de ver a algum tempo, mas hoje no telejornal da noite ouviu DIA NACIONAL DO MUSEU!!! Nem mais depois do jantar vá toca de irmos ao CCB ver a exposição....posso dizer que adorei! Uma imaginação indiscritivel, parece tudo tão fácil que qualquer pessoa poderia fazer...mas não...depois de ouvirmos in Loco a Joana Vasconcelos...sim é verdade ela encontrava-se no Museu a explicar as suas obras...e o que vemos e o que podemos tirar daquilo que vimos foge um pouco aquém do que a autora descreve quando pleneou e concretizou as suas obras!

De tudo o que vi e gostei realço este magnifico candeeiro....que quando o vimos logo no inicio da exposição...isto é quando entramos e nos vamos aproximando do mesmo qual e ao acharmos que é enorme pensamos...feito de cristais...porque o seu brilho a sua cor...dá ideia do mesmo...mas nada disso é simplesmente feito de Tampões OB e os fiozinhos que dão a cor azulada que ao longe parece cristal é o reflexo que a luz incide sobre os "cordõezinhos" dos tampões!!!! Divinal!!!! 
      
Quando caminhavamos para outra sala, começamos a ouvir uma música de Amalia Rodrigues, então Joana Vasconcelos explicou que as 3 peças iguais  a da esta foto (simblizam um coração) cujas cores simbolizamo seguinte: Ouro (amarelo), o Amor (vermelho) e a Preta (a Morte). Estas 3 peças (baseadas na filigrana de Viana do Castelo) simbolizam o fado, não só pelas cores que ela utilizou como também pelo material....nem mais nem menos que 5000 talheres de plástico e isto porque é nos restaurantes mais conhecidas por Casas de Fado que se canta e vive o FADO! Segundo a autora estas 3 peças que hoje estão juntas na exposição será a última vez que vão estar, isto porque uma encontra-se em Espanha (Preta) a outra no CCB (vermelha) e a última foi adquirida por um privado Suiço (Amarela). Quem olha para a 3 não faz ideia de que são feitas com talheres porque ao ao entrarmos na sala, a envolvÊncia da música e a Joana Vasconcelos a falar....ficamos completamente embrenhados naquilo que ouvimos e sentimos....

Só para dizer que quem não a visitou que o faça...toda a exposição está LINDA! ADOREI! ADOREI! ADOREI!

Visitem os nossos Museus! 

Só para terminar Joana Vasconcelos de uma simpatia tremenda, interagiu com o público não como uma estrela mas como uma pessoa que AMA, VIBRA o que faz e que gosta de explicar de uma forma simples, sem vaidade os seus sentimentos....no final da exposição lá estava ela na saída para quem quisesse perguntar fosse o que fosse! Conhecida mundialmente....mas sem qualquer tipo de vedetismo.
Bem Haja Joana Vasconcelos!
E um orgulho para todos nós portugueses!

Obrigada!  

14 left hand:

Lira disse...

Já há muito tempo que não vou a um. Um dia tenho de procurar um bom museu portugues para visitar! =)

Girl in the Clouds disse...

Uma grande senhora, com uma imaginação prodigiosa!

TouroCeptico disse...

Também ouvi dizer que está fantástica. Parece que a alusão aos jardins de Éden, está fabulosa..?.Tenho de lá ir!!

Beijinhos

Canhota! disse...

Olá Lira!

Não é necessário procurares muito por um bom museu portuguÊs para visitares, porque com temáticas difenrentes os nossos Museus são muito bons!
Pesquisa no http://www.museusportugal.org/ e aqui podes começar pelo tema que mais te possa intressar e....Boas Visitas!

Jinhos:)

Olá Girl!
é fantástica mesmo!
Jinhos:)

Olá Touro Céptico!
O Jardim de Eden éo culminar da exposição e mais não digo porque poderia perder a graça para quem tenciona ver a exposição...mas digo que é assim algo...muito mas muito Eden!
Não perca a exposição termina a 23 de Maio!
jinhos:)

maria teresa disse...

Obrigada digo eu por me fazer pensar no que tenho perdido, "escondida" no meu Refúgio. Tenho que recomeçar a dar mais vida à minha casa de Lisboa, para sair se algum marasmo e voltar a frequentar locais e "acontecimentos" de que tanto gosto
Apoio as suas palavras: VISITEM OS NOSSOS MUSEUS!

Abracinho

Nirvana disse...

Fiquei simplesmente MARAVILHADA!
Não tenho ido a museus. Exposições de pintura, escultura, sim, mas mesmo assim pouco. E sinto falta!!
Obrigada por partilhares connosco, Canhotinha!
Beijinhos

Pinkk Candy disse...

Conheço de ouvir falar na tv, gostava de ir ver ao vivo também, mas aqui por estes lados não acontece quase nada :|

kiss

Canhota! disse...

Olá Teresa!

Não duvido que seja muito bom "fugirmos" de vez em quando para o nosso "refúgio", até que sabe bem, mas escondida??? Ai! Ai!

Venha a Lisboa! E quando vier se assim o desejar terei muito gosto em beber um café...um chá consigo!

jinhos:)

Olá PinkK Candy!
Tens razão, é lamentável que este tipo de exposições não sejam expostas em outros locais do país...todos tem direito a vÊ-las e aprecia-las!!! Infelizmente ainda não entenderam que o país não é só as grandes cidades!!!
jinhos:)



Olá Nirvana!
Andamos ao contrário...exposições de pintura e escultura tenho falhado, apesar de no Sábado ter visto alguns quadros de pintores que gosto muito: Miró, Picasso e Paula RÊgo!

jinhos:)

Mariana marciana disse...

haha já vi :D
Ando desde que lá fui para postar umas fotografias... poupaste-me o trabalhito;)
A exposição 'tá o máximo!! A peça que eu gostei mais... tem que ser a máquina de partir o cães de loiça... quando a vi soltei uma valente gargalhada!!!! e também gostei da cabine com as luzes de automóvel, não entendi... mas eu sentava-me lá com todo o gosto :)
Beijocas enormessssssss

Mariana marciana disse...

ahhhhhh
Ps- Nem penses em levar a minha querida Maria Teresa a passear sem me convidares também!!!!
Não a conheço... mas é impossível não a adorar :))))
beijocas

by "A Invisível" disse...

Gosto muito das obras da Joana Vasconcelos. Concordo com a Girl, ela tem uma imaginação prodigiosa.
Representa muito bem Portugal.

Beijinhos querida C@nhotinha*

by "A Invisível" disse...

Gosto muito das obras da Joana Vasconcelos. Concordo com a Girl, ela tem uma imaginação prodigiosa.
Representa muito bem Portugal.

Beijinhos querida C@nhotinha*

Canhota! disse...

Oh Mariana!

Se houver cafézinho ou chá, claro que serás convidada será um prazer a tua presença!

A exposição é muito boa mesmo, ainda bem que gostaste!

jinhos:)

Querida Invisivel!
Sem sombra de dúvidas, mesmomuito prodigiosa e imaginativa!

jinhos:)

*IzzY_MeL* disse...

Uau super giro :D