janeiro 16, 2010

Os medos de uma mãe!

É verdade! a partir do momento em que descobrimos que estamos grávidas as nossas preocupações giram à volta daquele pequeno ser que durante nove meses vai crescendo dentro de nós.

M sabes que a mãe nunca foi uma mãe daquelas mães "chatas", sempre em cima, sou mãe "galinha" q.b., não sou angustiada mas sim uma mãe preocupada contigo! Já ainda dentro de mim eu por vezes me questionava: estás bem M? Estou a fazer tudo para que estejas bem? Houve até uma situação "engraçada" que se passou contigo no 4 mês de gestação em que a mãe foi ao médico e este muito calmo disse-me olhe que o bébé este mês não aumentou de peso!!!!! Que horror!!! Sai de lá a pensar: sou a mãe mais horrivel do Mundo e......comi, comi, comi tanto que no mês a seguir levei um raspanete tão grande do médico pois não tinha nada que no espaço de um mês aumentar 5 Kg!!!! E apesar de ter engordado durante 9 meses 18 kg tudo se passou dentro da normalidade possível, fui uma grávida que trabalhou até ao fim, sempre bem disposta e muito mas muito feliz porque tu estavas óptimo!

No dia em que nasceste, só ouvi a médica a dizer: Mas que "russo"...nasceste tão lourinho, tão lourinho que até tinhas cabelos brancos e eu que apesar de termos louros na familia, nunca pensei que tivesse um filho tão lourinho como tu!!! e até pensei ainda bem que estou aqui sozinha E apesar de seres magrinho, eras um bébé com 53cm e com um ar bem disposto, ainda hoje o és!

Sempre foste uma criança que todos desde o berçario até hoje que te acham alegre, bem disposto, até ao acordar nunca deste problemas de choro, és um pouco teimoso (sai a mãe!) e sempre foste uma criança que ao fim destes anos (não muitos!) nunca deste problemas, e digo-te a viva voz que és o orgulho dos Pais!  Andavas tu no 6º ano (dois anos atrás), houve um professor teu (Religião e Moral, agora tem outro nome eu sei mas ainda digo este) que ao referir-se a ti disse algo que eu achei e acho que define muito bem aquilo que tu és, que foi o seguinte:

- Sabe o M é um menino "com muita boa Onda!" vê-se que é feliz e toda a gente gosta imenso dele!

Estás na adolescência e aqui começam  outro tipo de problemas, e nós como pais tentamos sempre te alertar para a vida que nos rodeia, pois ela por vezess não é fácil e apesar de tentar com que ela seja fácil para ti, quer eu quer o pai fazemos com que tenhas a percepção de que nem tudo é fácil e para conseguirmos algo na nossa vida teremos que batalhar por aquilo que queremos, por vezes com mais ou menos esforço, mas terá que ser assim, contudo nunca derrubando as pessoas que nos rodeiam. Apesar de ainda seres novinho e dentro da razonabilidade, nunca te proibimos de ires as festas de anos, saidas com os amigos, passares fins de semana em caso dos amigos e vice-versa, uma vez que o mereces, com alguns castigos no meio dado que por vezes não cumpres aquilo que te foi estipulado.

És uma criança mimada (filho único), dessarumada, mas meiga, carinhosa (apesar de não demonstra-lo), preocupada com as pessoas que vivem à tua volta, amiga dos pais, dos tios, primos, avós e amigos.

Considero-me uma mãe adequada aos tempos de hoje, ou pelo menos faço por isso, sei que os adolescentes de agora são diferentes dos adolescentes da minha altura mas a época é outra e aqui nada a fazer. Disparates quem não os fez? todos os nós! Ainda hoje me lembro da minha mãe dizer que um dia quando fores mãe irás sentir essas preocupações...e é verdade aqui estão elas a começar e na 2ª fase, pois acho que as preocupações que todos nos damos são em fases e o meu "piolho", segundo a minha escala de preocupação,  está na fase  2: adolescência e a descoberta para a vida....e ontem quando fomos buscar o teu amigo a casa e levar ao restaurante aonde ia ter um jantar de aniversário de uma amiga, achei muito estranho o facto do teu amigo e tu estarem a segurar com muito cuidado um saco, hum pensei, ali têm coisa!! Claro que fiquei com a "pulga atrás da orelha" e disse ao pai: temos que investigar com calma o que é que ia ali!
Quando te fomos buscar, assim que o teu amigo entrou , senti um cheiro diferente, e pensei hum bebida!!!!!!! quando o amigo saiu perguntei então M o que é que andaram a fazer? e o meu filho que faz umas caretas até que engraçadas quando é apanhado a mentir não digo pois é uma palavra feia, mas sim a omitir a verdade, disse com aquele seu ar de menino "maroto" nada de especial! e eu nada de especial...não enganas a mãe nem o pai o que é que levavam naquele saco??? diz que eu tb já tive a tua idade e alem disso não me passou despercebido e mais estás com aquela carinha que a mãe já te conhece e então ele lá contou que o amigo tinha levado uma garrafa de bebida, e achou que eu tinha uma igual em casa mas não tinha a certeza, pois na inocência dele nem sequer ainda conhece as bebidas, e felizmente pois tem tempo para as conhecer!  Depois de uma conversa longa entre mim, ele e o pai, dissemos que ele tem que saber o que anda a fazer e especialmente ter responsabilidade nos seus actos e se quer ser alguém na vida não é com comportamentos deste género que o será antes pelo contrário será a autodestruição dele, claro que aqui tivemos que exagerar um bocadinho....então ele virou-se para nós e disse: não se preocupem eu experimentei mas achei a bebida horrivel com um sabor amargo e só bebi um golinho!

Não quero nem pretendo que o meu filho me conte tudo, pois sei muito bem que existe sempre algo que não será contado aos pais mas sim aos amigos o que eu lhe digo é que para o bem e para o mal estamos sempre aqui, pode sempre contar conosco pois além de ter todo o nosso apoio sabe que tem e terá sempre o que mais lhe sabemos dar: o nosso amor incondicional.

Sei que o meu filho sabe que pode contar com a mãe e o pai e sei que apesar de ele não contar o que se passa com ele assim de animo leve, isto é, desde pequenino que eu lhe pergunto como lhe correu o dia o que é que ele fez e ele sempre com o mesmo comentário: bem, pouco ou nada lhe conseguia "arrancar" algo mais mas com o tempo aos poucos vai dizendo e conseguimos ter umas conversa muito giras, especialmente de manhã quando o leva ao colégio!

Comecei a dizer que quando ficamos grávidas que começam as nossas preocupações com aquele pequeno ser e ontem senti pela primeira vez aquele "medo" de o que será o futuro? Apesar de sempre achar que temos que viver o presente e não pensar no futuro eis o meu medo não de mim mas sim o medo de pensar no futuro daquele que eu mais amo no Mundo, será que vou estar atenta e alerta o suficiente? Será que sou uma boa mãe? será??????????

Também sei que o que se passou ontem foi uma "aventura de um adolescente".

M Amo-te Muito!!!!!!!!!

P.s. - como sei que não vais ler isto, posso contar que a primeira e única "bebedeira" que mãe teve foi aos 15 anos, foi de tal maneira que sempre que bebia pensava nas figuras que fiz, e nos três dias que tive de ressaca e das dores que tive na garganta de tanto vomitar que nunca mas nunca mais bebi como naquele dia!!! Achei um Horror!  Hoje é mais tipo ficar "alegre" e em certas alturas bem que apetece mesmo! 
  

1 left hand:

maria teresa disse...

Querida Canhota este testemunho é algo que tem que mostrar ao seu filho, é obrigatório...
A altura certa para o fazer terá que ser a canhota a decidir.
Abracinho