Os rom (plural: roma), chamados vulgarmente de ciganos, são povos tradicionalmente nomadas, originários do norte da Índia e que hoje vivem espalhadas pelo mundo, especialmente na Europa, sendo sempre uma minoria étnica nos países onde vivem.
Desde pequena que sempre me fascinaram os Ciganos, pela sua cultura, pela sua alegria de viver, pela forma como vivem em comunidade, pelo respeito que tÊm pelas pessoas mais velhas , como cantam, as suas tradições e acima de tudo como dançam,
Sei que os Ciganos são conhecidos por terem negocios “escuros”, que traficam algo que não o deveriam fazer, que vendem marcas falssificadas, mas que tanta gente compra para poderem fazer “figura”, são conhecidos de usarem e abusarem do Rendimento Mínimo Garantido e dos programas de realojamento, mas sofrem pelo facto de serem constantemente marginalizados pela sociedade que os rodeia, pouco ou quase ninguém os aceita no mercado de emprego, o analfabetismo é elevadissimo na etnia cigana, tambem derivado ao facto de eles não mandarem as meninas a escola e os meninos vão mas para poderem vender nas feiras ambulantes tal como os pais o fazem e assim poderem garantir o futuro da sua futura família. E pergunto eu não existe por este mundo fora outros povos e etenias que não ciganas a fazerem o mesmo e não são tão marginalizados como os Ciganos?
Uma curisosidade sobre a língua Cigana: Romanez de seu nome, da familia indo-europeia e pelo seu vocabulário e gramática, está ligada aos sÂnscrito. Fazendo parte de línguas neo-indianas é muito aparentada ao que se chama línguas vivas tais como o hindi,o goujrathi, o marathe, o cachemiri. Por terem passado por muitos países assimilaram e instroduziramnasua lingua alguns vocábulos desses mesmo paises.
irando todos os problemas que possam girar em volta da comunidade Cigana, hoje depois de crescer ainda afirmo que é uma comunidade que admiro e gosto.
O que gosto relacionado com Ciganos:
Joaquim CortÊs – um dos melhores bailarinos de Flamenco de todos os tempos (para mim!) é Cigano
Todo o flamenco espanhol (música e dança)
Versos do Ramancero Gitano de Garcia Lorca
A Esmeralda do Quasimodo era cigana
As rapsódias húngaras de Franz Liz
A “Farsa das Ciganas” de Gil Vicente, que representa quatro mulheres Ciganas a dançarem e a cantarem
Gipsy King – um dos bons concertos que ouvi no Campo Pequeno, dancei a noite toda!
Nunca me foi lida, mas que temos alguma curiosidade no que se chama “ler a sina” acho que temos quer se acredite ou não...sobre estas coisas sou muito céptica!
A vida nómada que alguns fazem!
Porque a maioria dos ciganos são giros e giras! (Um aparte...Jonny Deep no Pirata das Caraíbas...não faz lembrar um Cigano? E não é giro????)
Um compositor e guitarrista fenomenal PACO DE LUCIA!
Por último e apesar de neste momento me sentir triste, não posso deixar de mencionar um dos treinadores mais giros que o meu glorioso teve que é de origem Cigana QUIQUE FLORES!!!!!
Como gosto muito de dança.....
4 left hand:
Como em todo o lado, há pessoas boas e más!!
Mas, concordo contigo há ciganos bonitos, aqueles olhos escuríssimos!! Uma vez enganei-me e fui a um local frequentado por ciganos, estive na boa, e ninguem me tratou mal!!
E tem todo o direito de os admirar há muitos que não são "marginais", nunca ouvi falar num cigano violador, nem pedófilo. Há ciganas que já frequentaram faculdades e que estão a fazer um papel social junto dos seus pares em etnia... Há "bons" e "maus"...
Abracinho
Ó Canhotinha
Mas tu não tens juízinho?
Pões-me aqui este hombre?? Ai ai!
Vi-o ao vivo e adorei. É fantástico!
E mais o Johnny Depp!! Francamente, eu tenho de manter o meu ritmo cardíaco em low profile!!!
Canhotinha, vou ser muito sincera.
No meu trabalho, lido muitas vezes com a população cigana. E não te vou dizer que gosto, porque não gosto. Até hoje, conheci duas pessoas ciganas que foram simpáticas. Uma delas era lindíssima, e uma jóia de rapariga.
A origem e história dos ciganos tem a sua magia, mas a realidade hoje em dia não é assim. Não é só a sociedade que os exclui. Eles também excluem a sociedade - estou só a falar do que conheço. Não é pelo facto de serem traficantes porque há muitos traficantes não ciganos, nem são só eles que abusam do rendimento mínimo. Mas eles excluem. Ao ponto de excluírem completamente da família uma filha por decidir casar com um rapaz de origem não-cigana. E isto é verdade. Eu presenciei a história. Não tentam também seguir as regras estabelecidas para os outros. Além de ameaçarem físicamente as pessoas porque não passam à frente delas. Eu vivi isso no meu trabalho. E não achei piada nenhuma dizerem-me "é melhor que corra bem, senão não chega a casa hoje". Não sou racista e, no trabalho, trato igual cigano e não cigano, branco, preto, verde, seja o que for.
Mas, repito, estou só a falar do que conheço.
Beijinhos, Canhotinha
Querida Nirvana!
Infelizmente nunca vi o Joaquim a dançar, lacuna da minha parte, mas já o vi pessoalmente e até viajei com ele no mesmo avião quando fui a Irlanda e foi das viagens mais divertidas que já tive, pois foram todo o caminho a cantar e ele com o ar da sua graça deu um pézinho de dança no corredor do avião...foi de mais!! E ele de facto é o que se pode dizer CHARME! CHARME! até dizer chega....
O que dizes sei que é verdade e muito corrente na comunidade cigana...eles excluem muito a sociedade...mas já pensaste que esta exclusão passa de geração em geração e é tão enraizado que torna-se difícil mudar...agora sim nos últimos tempos já se vai notando ciganos a casar com outro tipo de pessoas, já mandam as meninas as escolas e já se nota alguma Vontade da parte deles em fazer um volte-face a "coisa"!
A minha irmã que é professora durante dois anos teve numa escola (aquela em que no ano passado andaram aos tiros, na Apelação - perto de Lisboa) e aqui notou (apesar de ainda ser muito lento o processo) que eles já se esforçavam para ter um comportamento diferente em relação à escola, aos professores...aliás diz ela muitas vezes que tem tido infelizmente alunos bem piores que os ciganos!
Acho que está neles em em nós própios mudarmos esta ideia uns dos outros...vai demorar, mas com persistência julgo e tenho esperança que acontecerá...se calhar já não vou assitir a esta mudança...mas lá no "alto" ficarei muito contente se tal acontecer.
Agora que alguns eles são giros...ah isso não dúvido!!!!
jinhos:)