abril 04, 2010

Especialmente para ti...CARLOTA!

Existem alguns nome Femininos que gosto por muito por razões especiais e caso tivesse tido uma filha (ou venha a ter, o que acho improvável!!!) de certeza que optava por um deles. Eis os motivos da minha escolha:





MATILDE - Porque foi a minha professora primária e apesar de ter sido uma professora "severa", foi a professora dos meus país...portanto estão a ver que tipo de professora tive...rigida, exigente, quem não sabia o nome de todos os rios de Portugal, de todos os caminhos de ferros e respectivos apeadeiros...estava feita...erros de ortografia (coitada se hoje lessa algumas das coisas que escrevo...caia para o lado de certeza!!!), eu comia muito mal (ainda hoje) e ela obrigava-me muitas das vezes ao lanche a comer o almoço...frio...e aqui confesso que hoje odeio comida fria porque acho que fiquei com o pequeno trauma (ainda hei-de perguntar a alguém entendido neste tipo de traumas se terá sido por isso ou não), pessoa dada a pouco carinho mas comigo e apesar de ter levado algumas reguadas (eu era uma menina um pouco tagarela e brincalhona....) muito à maneira dela de vez em quando lá me convidava para lanchar e ser convidada pela Professora Matilde, era o máximo!! Por tudo o que ela me ensinou e porque nunca mas nunca me esqueci dela (ainda hoje me recordo do seu rosto) MATILDE é um nome que eu gosto muito! OBRIGADA!

Leonor: Sempre gostei de História de Portugal e uma das Raínhas que particularmente gostei de estudar, não só porque foi a segunda e última rainha consorte de Portugal nascida em Portugal mas também pelo legado que deixou ao apoiar o projecto do Frei Miguel Contreiras – a criação das Misericórdias. Fundou a cidade das Caldas da Rainha (cidade que eu tanto gosto!). Ficou conhecida pela “Casas da Rainha” que inclui duas terras que tão bem conheço Aldeia Galega e Aldeia Gavinha. Mandou construír um monumento lindissimo cujo nome é Convento da Madre de Deus (a seu pedido foi aqui que se encontra sepultada) e é aqui que se encontra inserido um dos Museus mais lindos e ricos em cultura Nacional – Museu Nacional do Azulejo. Rainha conhecida pela sua humildade. Este nome é-me particularmente especial pelo um dos poemas mais lindos que estudei no Liceu e que até hoje não o esqueci “Descalça vai para a Fonte – Luís VAZ de Camões”:

Descalça vai para a fonte
Leonor pela verdura;
Vai fermosa, e não segura.

Leva na cabeça o pote,
O testo nas mãos de prata,
Cinta de fina escarlata,
Sainho de chamelote;

Traz a vasquinha de cote,
Mais branca que a neve pura.
Vai fermosa e não segura.

Descobre a touca a garganta,
Cabelos de ouro entrançado
Fita de cor de encarnado,
Tão linda que o mundo espanta.

Chove nela graça tanta,
Que dá graça à fermosura.
Vai fermosa e não segura.

JOANA: Por este não que tenha alguém em particular que goste ou que me tenha marcado mas refiro Joana D’Arc heroína francesa na Guerra dos Cem Anos (Grande mulher, sem dúvida!). Gosto pela doçura do seu nome e porque no passado li algures algo que me tocou - JOANA indica que é uma pessoa que só amadurece depois de muito lutar pelo equilíbrio entre a razão e o coração.

Gosto particularmente do nome que vou referir, porque é o nome de uma AMIGA muito mas muito especial.

CARLOTA: Desde que me conheço de ir passar férias, fins de semana no Campo – mais concretamente no local aonde nasci –de tanta vez a chamar, de falarmos em amena cavaqueira nas longas noites de Verão, por tudo o que fez com uma das pessoas que mais AMEI e que mais saudades ainda hoje me deixa, que foi a minha Avó Materna (mais tarde falarei só dela), por tudo o que representou para a nossa família, pelo amor que sempre nos dedicou, mesmo com o seu mau feitio....por ainda hoje mesmo doente disse “Desculpa mas este ano esqueci-me de dar os parabêns ao teu filho...” por ainda hoje termos chorado juntas, por saber que têns uma filha que não te liga nenhuma e que tu tanto lhe deste...e que não mereces o tratamento que ela te dá (ainda bem que têns tantas amigas à tua volta e a olharem por ti) , pelos conselhos que na altura eu achava uma “seca” mas que hoje os vejo de outra forma, pelas gargalhadas que demos...pelos desgostos que sei que tiveste quando perdeste o teu irmão e irmã...por tudo por tudo....mesmo vendo hoje que estás muito doente sei que com os teus lindos 81 anos és forte e que vais superar de certeza absoluta! Aqui digo CARLOTA AS melhoras, recupera, para o ano terás que dar os parabêns ao M! OBRIGADA CARLOTINHA! Um beijo muito grande de que gosta muito de ti! Até breve CARLOTA!







6 left hand:

Girl in the Clouds disse...

Desses nomes gosto de Joana, s algum dia tiver uma filha nem sei que nome lhe vou dar, gosto de Djamila, mas um dia disse a um amigo meu, e ele disse, isso não com um ar tão sério, que ficou out, lol

by "A Invisível" disse...

Senhorita C@nhotinha;

Nada contra esses nomes. Mas tenho uma perguntinha assim; pertinente para lhe fazer. Posso? Então com a sua licença...

PERGUNTA:

E "INVISÍVEL"?! POR ACASO NÃO É UM NOME BONITO?! HÃ?!

Faz favor, de pôr na lista dos seus favoritos, caso contrário, não volto a pôr os meus pézito de Cinderela, aqui, nesta sua pseudo-chafarica!!

COMIGO É ASSIM!

ASS: "A REVOLTADA" de seu nome Invisível Maria.

Obrigadinha pela sua atenção!

Pirosa! Convencida!

*********
P.S.- ADORO O NOME MATILDE! Aliás, é o nome de uma das massagistas lá da mansão. :) :)

Nirvana disse...

Canhotinha
Espero que a tua avó recupere depressa, muito depressa!
Eu tinha o nome para rapaz decidido desde sempre, acho eu. para rapariga, nem pensei. Acho que lhe chamaria Reencarnação :)). Mas, se tivesse outro filho, confesso que preferia outro rapaz.
Beijinhos

Canhota! disse...

Olá Meninas!

"Girl in the Clouds": Os gostos são pessoais e não se discutem...mas desculpa Djamila..olha que eu também ficava "out". Mas se gostas porque não! Quem não gostar AZAR!!!


Com sua licença e mil perdões...mas este era o nome SURPRESA que tinha em mente e veio aqui a menina com esse seu ar....estragou tudo....quando chama aqui ao meu cantinho pseudo-chafarica!!! tenha tento sim!!!!!!

Agora "amuei" pronto..eu que ia dizer que adoro o nome INVISIVEL snif snif estou TRISTE ah pois estou!!!!

Pezinhos de Cinderela??? Quem lhe disse acabei agora mesmo de desviar de uma sandália que estava para aqui aparecer no meu blog lindérrimo...sim porque o seu pé é tão grande que chegou aqui mesmo!!!

quem assina REVOLTADA sou eu sim!!!! Ah e não reclame direitos de autor!!!

Pirosa e Convencida ao Quadrado!

Nirvana!
Não é a minha avó mas é como se fosse...obrigada!

Reencarnação....tadinha!!! ainda bem que perferes meninos! Seu eu tivesse um nome desses processava os meus pais de certeza absoluta!

Jinhos para todas! :):)

TouroCeptico disse...

Querida Canhota,

Pelo menos a sua amiga, a quem desejo as rápidas melhoras...teve o efeito de pô-la a escrever...

Beijinhos e as melhoras.

Pinkk Candy disse...

eu não gosto de Matilde, nem de Carlota. sabes que antes pensava que Carlota era uma alcunha para Carla, afinal é mesmo Carlota, Jesus. :p
desses gosto de Joana.

e sim, nós gostamos de certos nomes, por certos motivos, e não gostamos de outros por outras razões. associação de ideias :)