novembro 05, 2009

Adolescência, mais conhecida como "A idade do Armário"




Sem dúvida alguma que a adolescência é uma fase evolutiva na vida do ser humano, é nesta fase que em se busca uma nova forma de visão de nós mesmos e do mundo é o que se pode chamar o surgir da Primavera o desabrochar humano a todos os níveis e o que se chama a fase deslumbrante da nossa vida.

Esse processo evolutivo ocorre dentro de um tempo individual e de forma pessoal em que o adolescente se vê envolvido com as manifestações de seus impulsos intuitivos exteriorizados através de suas condutas nem sempre aceites como normais pela sociedade.

É na adolescência que o sinónimo de "crise" infelizmente começa a despertar, pois é nesta altura que se busca a identidade adulta (que eu sinceramente não sei se será bom ou mau, mas é um processo da nossa evolução), é aqui que passamos por um dos períodos turbulentos da nossa vida, e se os adultos têm por vezes dificuldades em enfrentar esse período de "turbulência" para os adolescentes então é considerado o "fim do mundo".

Na adolescência passamos pelo processo de reestruturação, aqui deixamos a fase infantil e passamos talvez se possa considerar a 2ª fase da nossa vida aonde se vive com muita ansiedade as transformações corporais, os pais antes idealizados e super valorizados passam a ser o que hoje ouvi, mas que me lembro perfeitamente de dizer/pensar o mesmo dos meus que é o seguinte:

• São os país mais chatos" do mundo!

• Nunca me deixam fazer nada! (até parece...)

• Os pais dos meus amigos são muito mais porreiros do que os meus, não os impedem de fazer nada..... 
 Como pais não podemos tratar os adolescentes como crianças é nesta altura que eles se deslumbram com a vida que se abre diante deles é quererem ir a descoberta do mundo, devemos sim incentiva-los a seguir em frente para que possam realizar os sonhos que têm no coração, para isso temos que os incentivar a estudar, a progredir, a fazerem parte de grupos sociais desportivos (no problem com o meu filho), a fazer voluntariado (já faz) e porque não na adolescência a aprender a debaterem-se por causas justas e com razão de ser, temos que os elogiar (quem não gosta!).

Nunca podemos "trancar" um adolescente numa redoma mas sim tomarmos uma atitude inteligente ao criarmos condições de esclarecimento sobre tudo o que lhe possa ser necessário, para que eles de alguma forma possam tomar decisões e atitudes correctas no mundo que os rodeia. Mesmo em alturas que tenham atitudes menos simpáticas devemos sempre mas sempre tratar os nossos filhos com respeito e vice versa para que eles nunca possam romper connosco o elos de convivência pois ai seria o "caos" total e a "perca" total.

Posso dizer que considero a adolescência um pouco como nos terem dado um guião de um filme/teatro e dizerem que temos que estudar duas personagens pois não sabem qual é que nos será atribuída e as tantas estamos completamente baralhados isto é, gera-se a confusão de papéis pois na adolescência deixamos de ser crianças mas ainda não somos adultos.
Por vezes ao quererem ser completamente independentes mas ao mesmo tempo sentem-se inseguros vão buscar o apoio aqueles que acham que são importantes para eles e para que nada de errado possa acontecer, como pais não os podemos podemos "trancar" numa redoma mas sim tomarmos uma atitude inteligente ao criarmos condiçoes de esclarecimento sobre tudo o que lhe possa ser necessário, para que eles de alguma forma possam tomar decisões e atitudes correctas no mundo que os rodeia. Mesmo em alturas que tenham atitudes menos simpáticas devemos sempre mas sempre tratar os nossos filhos com respeito e vice versa para que eles nunca possam romper connosco o elos de convivência, pois ai poderá ser o "caos" total ou até mesmo a "perca" total.
 Hoje depois da 1ª "grande" crise de "adolescênciaexistencial" do meu filhote, lembrei-me que tinha lido algures que para compreendermos e lidar com os nossos filhos nesta altura temos que conhecer e entender algumas características dessa "patologia" que são as seguintes:

1. Tendência em andar em grupos

2. Busca de si mesmo (até nos adultos isso acontece, quanto mais nas crianças...) e da identidade adulta (por vezes morre-se e não a descobrimos quanto mais.....)

3. Necessidade de fantasiar (quem não tem!) e de intelectualizar

4. Crises religiosas

5. Atitudes sociais reivindicatórias (aqui confesso que já adulta várias vezes me disseram que eu dava uma boa sindicalista e que deveria ser era representante de uma CGTP/IN ou de uma UGT pois passo a vida a reivindicar, não para mim mas mais para os outros é mais fácil).

6. Contradições sucessivas (reconheço que ainda hoje também o faço)
7. Constantes flutuações do humor e do estado de ânimo (andei uma fase assim por acaso andei loolll)

8. Deixá-los viver a vida que eles acham ser deslumbrante

9. Concordar com eles quando eles dizem que é uma idade bonita, apesar de alguns adolescentes acharem que não

10. Compreender e aceitar as saídas que eles querem fazer

11. Entender o motivo de não quererem "largar" o telemóvel, pois por vezes não é só conversa de amigos mas sim uma conversa especial com uma amiga especial

Olhando para os comentários que acima coloquei, estou aqui a pensar: será que todos nós nos encontramos sempre na fase da adolescência? Será que temos saudades deste tempo ou será só o meu lado infantil que eu tenho e falando verdade que ainda gosto de o sentir? Tenho que perguntar/investigar!

Reconheço que por muito que se leia que se tente entender esta fase (e lembro-me bem dela) que sejamos uns país "fixes" modernaços, ainda continuamos a ter algumas dificuldades em compreender as mudanças que ocorrem nesta fase e isto gera o que se chama "conflitos de geração".

Como mãe e "galinha" que sou e por achar (erradamente eu sei!) que o meu "menino" é e sempre será o meu "menino" assisti a primeira grande crise do meu filhote e "discussão" para ali, "discussão" para acolá, acabamos os dois a chorar, sim porque este meu adolescente que eu tanto amo puxou a este lado mais sentimental/carinhoso da mãe e mais uma vez tive aquela sensação que tive quando ele deixou o 4º ano que foi e é: o meu filho está mesmo a crescer!!!!!!!!! e ainda bem!!!!!


“Amadurecer, é um ato complicado... Perceber a hora de mudar é ainda mais difícil, mas não tanto se encontramos uma certa figura capaz de abrir nossos olhos e mostrar que as possibilidades de vida são ilimitadas...”


(encontrado no diário de uma menina de 12 anos)



Por último existe uma famosa frase de Goethe que diz o seguinte:



“ Tratem o filho como ele é e ele permanecerá assim. Tratem-no como se fosse o que pode ser e ajudá-lo-ão a que se torne o que ele é capaz de se tornar”.




0 left hand: